Blog

Focaccia – nova receita

O mês passado quando comprei um livro de receitas por Michael James “All Day Baking: Savoury Not Sweet” apanhei uma boa surpresa quando vi que tinha uma receita de focaccia utilizando massa mãe. Não resisti e tive que fazer. O resultado foi perfeito.

“Todas as tristezas diminuem com o pão” – Miguel de Cervantes de Dom Quixote

A primeira vez que fiz pão foi na escola e apaixonei-me por todo o processo. Desde então, tentei várias maneiras de fazer pão – incluindo com uma máquina de fazer pão – mas há algo sobre fazer pão à mão que, para mim, é a mais satisfatória. Aparentemente, há 9 anos escrevi sobre as minhasContinue a ler ““Todas as tristezas diminuem com o pão” – Miguel de Cervantes de Dom Quixote”

O pão e a culpa

Desde que me conheço sei o pãoE o corto em companhia.Por ele me bate o coração,E em sua dobra quenteGrelava outrora a alegriaDe mim e de muita gente. Uma hastilha de seiva começava-oComo um fio de luz,E a eira rasa dava-oTal como a rosa de alva a cor produz. Vinha a nós como o ReinoContinue a ler “O pão e a culpa”

Há dias assim

Acontece a todos… momentos de distração e as coisas não saem como queremos especialmente na cozinha. Pelos menos é assim comigo. No outro dia, o pão saíu do forno com, digamos, um tom diferente. Já tenho feito pão de azeitona em outras ocasiões portanto cheguei à conclusão de que em vez de ligar o temporizadorContinue a ler “Há dias assim”

Só os fortes sobrevivem

Provérbio da Namíbia Para manter uma massa mãe temos que mantê-la forte, alimentando-a cuidadosa e regularmente. Mas antes disso, temos que a criar. Conseguimos criar a massa mãe porque é fermentada pela combinação simbiótica entre lactobacilos e leveduras que se desenvolvem naturalmente no ar e na farinha. Leva uns dias para conseguir esta fermentação, masContinue a ler “Só os fortes sobrevivem”

A paz é para o mundo o que o fermento é para a massa

~Talmude babilónico~ As pesquisas que tenho feito nos últimos meses sobre como fazer pão em casa levaram-me à conclusão que os pães feitos com um fermento natural são melhores do que aqueles feitos com fermento de padeiro ou granulado de pacote como costumava fazer. Este fermento natural chama-se massa mãe ou massa madre (sourdough starterContinue a ler “A paz é para o mundo o que o fermento é para a massa”

“No banquete da vida a amizade é o pão, e o amor é o vinho.”

— Paolo Mantegazza 1831 – 1910 De amizade, De amor, De vida, Vinho Noutro dia fiz um pão que é muito apreciado cá em casa que, por acaso, se chama “Friendship Loaf” ou “Pão de Amizade”. A receita é do livro “Sourdough”, escrito por uma americana chamada Sarah Owens. “Sourdough” em Português é massa mãeContinue a ler ““No banquete da vida a amizade é o pão, e o amor é o vinho.””


Segue o meu Blog

Receba novos conteúdos diretamente na sua caixa de correio eletrónico.

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: